Dicas para Manter o Negócio Mesmo em Tempos de Crise

O Que Fazer para que Seu Negocio Sobreviva em Tempos de Crise

lidando-com-as-dificuldades

A crise chegou no país e tudo indica que irá permanecer, pelo menos até que certas questões político-sociais sejam solucionadas. A recessão econômica tem causado bastante prejuízo no mercado como pessoas desistindo de empreender, micro e pequenas empresas fechando as portas, empresas de médio e grande porte demitindo funcionários e encerrando operações, pessoas perdendo dinheiro quando investido em ações. Enfim, a crise tem mostrado o seu lado negro e ocasionado desastres intensos no cenário econômico.

Se você é empreendedor, possui uma micro ou pequena empresa e quer se manter em pé mesmo diante da crise, não deixe de ler as dicas que apresentaremos a seguir, elas são muito importantes para que a sua empresa consiga sobreviver em tempos de crise.

4 dicas para Micro e Pequenas Empresas

1- Vamos criar uma missão?

A criação de uma missão permite que a equipe de funcionários possa estar afim com os objetivos organizacionais. A missão é a razão de ser da empresa, é o motivo pelo qual ela foi fundada e atua no mercado. Está comprovado que os funcionários possuem mais motivação quando sabem qual a missão da empresa na sociedade. Compreender a missão é o primeiro passo rumo ao entendimento dos objetivos e a busca pela realização dos mesmos.

Além de conseguir orientar a atividade dos clientes internos da empresa – os funcionários -, a missão agrada aos clientes externos, principalmente em termos de confiabilidade.

2- Busque ter um relacionamento saudável com os seus clientes

relacionamento-com-cliente

Não adianta ter consumidores ativos, quando há falta de clientes fiéis e recorrentes. Os consumidores são as pessoas que eventualmente comprar produtos ou contratam serviços da sua empresa mas que ainda não criaram um vínculo com a sua empresa, já os clientes são pessoas que habitualmente lançam mão do que o seu negócio tem para oferecer.

Nesse sentido, uma boa ideia é fazer pesquisas com os clientes por meio do encaminhamento de e-mail, comunicação via rede social, ligação telefônica ou qualquer outro meio de comunicação. Busque tê-los como aliados, desta forma, conseguirá melhorar a possibilidade de enfrentar a crise sem ter de contar prejuízos.

3- Preste atenção nas metas a curto prazo

Por enquanto, aposte nos objetivos a curto prazo, já que eles demandam menos investimentos e permitem um maior controle e medição dos resultados.

4- Você conhece o rumo do mercado?

Saber como o mercado se comporta, quais são as tendências, ter ciência do que as pessoas necessitam e esperam da sua empresa, são pontos importantes a serem considerados. Vale a pena ressaltar que é preciso investir mesmo em época de crise e este é um diferencial importante. Veja onde estão as oportunidades de negócio na sua área e busque alcançá-las.

Tenha em conta estas dicas e sobreviva em tempos de crise. Embora possa parecer um desafio, um pouco de planejamento e visão de negócio podem ser o limite entre o sucesso e o fracasso.

Brinde Pra Você!

Cadastre seu melhor e-mail e receba Grátis o e-Book "Guia do Trabalho a Partir de Casa", além de minhas melhores dicas sobre marketing digital e negocios lucrativos. *Inscrição Gratuita.

Marcelo Langoni

Olá. Seja bem-vindo ao meu Blog. Sou um entusiasta das novas tecnologias e um empreendedor que viu no Marketing Digital a possibilidade de compartilhar minhas dicas, ideias e transmitir minha mensagem ao mundo, com o objetivo principal de ajudar pessoas empreendedoras a desenvolverem negócios rentáveis e escaláveis.

Website: http://www.empreendedorismo-online.com

2 Comentários

  1. Paulo Martins

    Artigo bem interessante, eu atuo como prestadora de serviços em varias empresas, seja na construção civil ou manutenção industrial, e sempre tiro algo de proveito lendo os artigos aqui publicado. Abraço Marcelo.

    • Marcelo Langoni

      Olá amigo Paulo Martins.

      Fico feliz que este novo artigo tenha sido útil.
      Muito obrigado pela sua participação aqui no Blog.
      Um grande abraço.
      Marcelo Langoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *